História em quadrinhos apresenta caminhos para a pecuária sustentável

“Caminhos Sustentáveis da Pecuária – Cartilha de Boas Práticas para o Produtor Rural”, lançada pela Amigos da Terra – Amazônia Brasileira pretende contribuir para que produtores rurais tirem dúvidas sobre o Código Florestal, se regularizarem e, dessa forma, atendam a crescente demanda dos consumidores por produtos livres de desmatamento ilegal. A cartilha foi lançada durante Workshop para imprensa “A Lei Pegou!”, que aconteceu em São Paulo, no dia 13 de junho.

CARTILHA CAMINHOS SUSTENTÁVEIS PECUÁRIA.cdr

Apontado como principal responsável pelo desmatamento da Amazônia, o setor produtivo da pecuária é também o que mais pode contribuir para a mudança desse cenário de degradação e mudanças climáticas.  Por isso, desde 2012, a Amigos da Terra tem buscado formas de dialogar com o setor para a implementação da legislação ambiental vigente e em busca de novos padrões de compra no mercado consumidor.

Para Mauro Armelin, diretor executivo da organização, “trabalhar com toda a cadeia de produção da carne, do pecuarista ao varejista, da cria até a engorda sempre atento as questões socioambientais é a chave para promovermos a criação de animais de forma responsável na Amazônia, cumprindo todas as normas estabelecidas pelo código florestal e criando oportunidade de desenvolvimento econômico para a região”.

Dividida em duas partes, a cartilha apresenta uma história em quadrinhos de dois produtores rurais que conversam sobre o Código Florestal e as conveniências da regularização ambiental porteira adentro. No final é possível encontrar uma seção de pergunta e respostas com os principais trechos da legislação ambiental.

Pedro Burnier, gerente do Programa Agropecuária da Amigos da Terra, ressalta que a cartilha “utiliza uma linguagem simplificada que pretende sanar as dúvidas sobre tópicos considerados relevantes como Reserva Legal, desmatamento, Cadastro Ambiental, entre outros”.

A cartilha convida todos envolvidos na cadeia da carne para que façam parte da mudança em prol de uma pecuária sustentável. A versão digital está disponível em www.amigosdaterra.org.br/cartilha. Interessados em distribuir o material devem enviar um e-mail para contato@amazonia.org.br.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *