150 lanternas são doadas para indígenas do Parque Xingu
Cento e cinquenta lanternas, equipadas com baterias recarregáveis por energia solar, encontram seu destino nas mãos dos indígenas Kayapó do Território Capoto-Jarina, no Mato Grosso. Fruto de uma doação da Schneider Electric, líder em gestão de energia elétrica e automação em parceria com a Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, esses equipamentos, entregues ao Instituto Raoni visam atender às necessidades essenciais das comunidades, especialmente durante os períodos de chuva, quando as quedas de energia podem durar dias.
Alguns pontos das aldeias até possuem energia elétrica, mas nos períodos de chuvas, que começam em setembro e duram até dezembro, são constantes as quedas de energia que podem durar dias, como explica Roiti Metuktire, liderança indígena, ao falar sobre os critérios de distribuição do equipamento. “A intenção era distribuir para os ambientes que mais necessitam de uma luz, por isso o Instituto Raoni e a equipe analisaram entre nós qual era a principal necessidade e pensamos nas unidades básicas de saúde na aldeia”. Ele lembra da época em que o posto de saúde chegou a ficar 4 dias seguidos sem luz, “não tinha equipamento e uma luz seria mais essencial naquele momento”.
As lanternas foram distribuídas até o momento para as comunidades de Capoto Jarina, Piaraçu, Totnhore, Mupa, Butyre, Kaweretxiko, Pakaya e Metuktire. Algumas outras foram destinadas a anciões e aldeias vizinhas como Kororoti, Kadjanhoro, Poreby, Omejkrankum. E por fim, há ainda lanternas para a brigada indígenas contra incêndios florestais e doações para mulheres viúvas da região. Os indígenas estudam ainda apoiar comunidades ribeirinhas próximas das aldeias com os equipamentos.
“A Schneider Electric acredita que o acesso à energia é um direito humano básico. Trabalhamos fortemente para apoiar o desenvolvimento social e econômico através do acesso à energia, acelerando assim o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável de número 7, que trata sobre Energia Limpa e Segura em localidades remotas e principalmente para povos originários na Amazônia Legal. É um grande prazer poder apoiar instituições como a Amigos da Terra – Amazônia Brasileira e o Instituto Raoni com essa iniciativa”, afirma a Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Schneider Electric, Milena Rosa.
Para Luciane Simões, gerente do Programa Sociedade e Clima da Amigos da Terra – Amazônia Brasileira a doação e distribuição dos equipamentos é resultado de uma parceria que demonstra um bom exemplo de como promover mudanças. “A empresa que se dispõe a contribuir, os indígenas que se mobilizam para apontar os locais que mais precisam e a sociedade civil colaborando para viabilizar esse diálogo, é dessa forma que acreditamos na mudança, com o trabalho em equipe e colaborativo”, explica.