Amigos da Terra – Amazônia Brasileira integrará Câmara Temática de Agrocarbono Sustentável
A Câmara tem como objetivo desenvolver políticas que assegurem a segurança alimentar, climática e ambiental do país
A Amigos da Terra – Amazônia Brasileira (AdT), fará parte dos membros a Câmara Temática de Agrocarbono Sustentável, que funcionará como órgão consultivo do Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA), o qual, por sua vez, assessora o Ministério da Agricultura e Pecuária (MPA). A divulgação foi feita nesta segunda-feira (05) em portaria no Diário da União.
A câmara será composta por 74 instituições, abrangendo representantes de associações de diversos setores rurais, instituições financeiras, organizações científicas, organizações da sociedade civil e entidades governamentais. A Amigos da Terra – Amazônia Brasileira terá como representantes, o Diretor do Programa Cadeias Agropecuárias, Pedro Burnier, e como suplente o Diretor Executivo, Mauro Armelin.
O objetivo principal do colegiado é desenvolver políticas que assegurem a segurança alimentar, enquanto promovem um setor agropecuário produtivo em nível global. Para isso, a câmara será dividida em quatro grupos temáticos essenciais: taxonomia, investimentos, mercados de carbono e rastreabilidade e certificação.
A AdT contribuirá em dois grupos, o que discutirá sobre os mercados de carbono, abordando temas como a produção de carne baixo carbono, uma área na qual está envolvida e que recentemente lançou o Guia para a Produção de Carne Baixo Carbono em parceria com a Embrapa. E também participará do grupo de rastreabilidade e certificação, que é uma área em que a organização tem experiência consolidada, coordenando o Grupo de Trabalho dos Fornecedores Indiretos (GTFI), o principal fórum de discussão sobre o monitoramento de fornecedores indiretos na cadeia da carne no Brasil.
O colegiado entrará em vigor a partir de 1° de março e será presidido por Eduardo Bastos, da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG). A consultoria ficará a cargo de Marcelo Augusto Boechat Mandi, representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Acesse o Diário Oficial para conhecer todos os membros participantes