Amigos da Terra – Amazônia Brasileira lança campanha para ajudar a delegação indígena Kayapó à participar do ATL 2023
Em abril acontecerá o Acampamento Terra Livre (ATL), uma grande mobilização dos povos indígenas que lutam pela demarcação de suas terras e respeito pelas suas culturas e identidades. Nesse evento, indígenas de todo o país se reúnem em Brasília, Distrito Federal, para discutir pautas e fortalecer suas lutas.
Os indígenas Kayapó, povos predominantes nos estados do Pará e Mato Grosso, precisam de recursos para viabilizar a participação no evento. Os recursos são necessários para garantir a alimentação e o transporte de aproximadamente 200 indígenas. E por isso, contam com nosso apoio!
Nós da Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, estamos mobilizando toda a sociedade para apoiar a causa indígena e garantir a presença do povo Kayapó no ATL que acontecerá no final do mês de abril, de 24 a 28.
Contribua com qualquer quantia!
Chave Pix: atl2023@amazonia.org.br
Paypal: www.paypal.com/donate
Ouça o pedido do Cacique Raoni
Quem é Raoni?
O cacique kayapó Raoni Metuktire é uma liderança indígena reconhecida mundialmente. Recentemente, esteve entre os representantes do povo brasileiro que subiram a rampa do Planalto, durante a cerimônia de entrega de faixa na posse do atual presidente Brasil. Em 2021, recebeu o título de Membro Honorário da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e em 2020, chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz.
O que é o ATL?
Desde 2004, o movimento indígena brasileiro articula durante o mês de abril a maior mobilização dos povos originários do Brasil em Brasília, Distrito Federal. O Acampamento Terra Livre chega este ano na 19ª edição e terá como tema “O futuro indígena é hoje. Sem demarcação não há democracia!”, que reforça a importância da demarcação de terras indígenas no país.
O ATL é organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e construído em conjunto com suas sete organizações de base, sendo elas: Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), pela Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), pela Articulação dos Povos Indígenas da Região Sudeste (Arpinsudeste), Comissão Guarani Yvyrupa, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Conselho do Povo Terena e Assembléia Geral do Povo Kaiowá e Guarani (Aty Guasu).
Como ajudar?
Apoie pelo pix: atl2023@amazonia.org.br
Contribua com qualquer quantia. Todo valor arrecadado será destinado para esta ação.