Amigos da Terra – Amazônia Brasileira participa de evento sobre a importância da rastreabilidade bovina
Pedro Burnier, gerente do Programa de Cadeias Agropecuárias da Amigos da Terra – Amazônia Brasileira participou, no dia 23 de março, do webinar “Rastreabilidade Bovina: rumos para uma ampla adoção”, do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) realizado de forma online.
O evento promovido pelo GTPS, serviu para aprofundar o tema da rastreabilidade bovina e discutir caminhos que possibilitem ampliar a adoção da prática sustentável na pecuária do Brasil. Representando a sociedade civil, Pedro Burnier falou sobre a necessidade do Guia de Trânsito Animal (GTA) junto ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) para fazer a rastreabilidade da cadeia da carne. Ele também citou o Mapa de Ferramentas desenvolvido pelo Grupo de Trabalho dos Fornecedores Indiretos (GTFI), que apresenta e avalia as ferramentas disponíveis atualmente para monitoramento do fornecedor indireto na cadeia agropecuária, ou seja, o produtor que vende o animal para outro produtor que só então vende ao frigorífico.
O evento também contou com a participação do coordenador do GT, Floriano Varejão, Rafael Ribeiro, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) representando o setor produtivo, Ivo Martins, da MSD Saúde Animal para falar sobre as empresas de insumos e serviços. Fernando Sampaio, da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) representando as indústrias e os frigoríficos e em nome dos varejos e restaurantes: Carlos Barbieri, da Norvida.
Além desse webinar, o GTPS criou um relatório que compila as necessidades básicas e propostas de melhorias para a questão da rastreabilidade no Brasil, que será endereçado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e outras instituições relevantes.