Conselho Diretor

  • Ana Paula Valdiones

Mestre em Ciências e Bacharel em Gestão Ambiental, ambas formações pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalha com questões socioambientais na Amazônia a 10 anos. Ingressou no Instituto Centro de Vida (ICV) em 2013, e atualmente coordena o Programa de Transparência Ambiental da organização, atuando com os seguintes temas: acesso à informação, políticas ambientais, implementação do Código Florestal e dos acordos de cadeias para combater o desmatamento.

  • Carlos Rittl

Formado em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP- FGV) e doutor em Biologia Tropical e Recursos Naturais, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Atua há 20 anos na área ambiental e, nos últimos 10 anos, dedica-se ao tema de mudanças climáticas, tendo liderado a Campanha de Clima do Greenpeace no Brasil (2005 a 2007) e o Programa de Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil (2009 a 2013). Ao longo de sua carreira, vem trabalhado pelo avanço do debate e progresso das políticas públicas sobre florestas, mudanças do clima, energia e sustentabilidade no Brasil, engajando-se em processos como as negociações multilaterais da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC). Assumiu a Secretaria Executiva do OC em 2013.

  • Délcio Rodrigues

Físico, ambientalista e empresário, líder do Brasil da rede de comunicação internacional em mudanças climáticas Global Strategic Communication Council. Foi diretor executivo do Instituto Ekos Brasil, consultor do Ibope Ambiental, assessor especial da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente, Global Team Leader do Greenpeace Internacional, Diretor de Campanhas do Greenpeace Brasil, Coordenador do Instituto Akatu pelo Consumo Responsável, Analista de Planejamento Energético e Relações com Meio Ambiente da Jaakko Poyre e CESP, além de pesquisador do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

  • Fabiana Toyama

Formada em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP- FGV), tem MBA em Gestão Executiva pela Dom Cabral e em Gestão e Empreendedorismo Social pelo CEATS/FIA. Atua há mais de 20 anos em planejamento estratégico de iniciativas sociais, ambientais e privadas e desde 2015 contribui com o aprimoramento de grupos e organizações. Pelo Instituto EcoSocial, tem a Formação de Coaches e de Team Coaching. Participou do Programa Artistas do Invisível e do Art of Hosting Brasil.

  • Maria Cecilia Wey de Brito

Engenheira Agrônoma. Atuou na Secretaria do Meio Ambiente do ESP, de onde participou desde a criação, foi gestora do Núcleo Picinguada do Parque Estadual da Serra do Mar e trabalhou nas equipes técnicas dos Parques PETAR e Jacupiranga, e Estação Ecológica de Jureia-Itatins, dentre outros. Foi Diretora Geral do Instituto Florestal e Diretora Executiva da Fundação Florestal onde efetivou a criação do SIEFLOR (2006), hoje em vigor. Coordenou o Programa Estadual para a Conservação da Biodiversidade – PROBIO-SP (1995) e o Programa de Proteção da Mata Atlântica (PPMA), cooperação Brasil-Alemanha (KfW). Também no governo do estado de São Paulo, fez parte da Coordenação do Programa BIOTA da FAPESP. No governo federal foi Secretária Nacional de Biodiversidade e Florestas no Ministério do Meio Ambiente, no período entre 1997 a 2010.

Em ONGs teve como suas responsabilidades: a Coordenação da Aliança para a Conservação da Mata Atlântica (1997) – Fundação SOS Mata Atlântica e Conservação Internacional e foi Secretária Geral (CEO) do WWF-Br entre 2011 a 2015.