CrinBrazil
Al Gore inicia treinamento para líderes em mudanças climáticas
Albert Gore foi o responsável pelo conteúdo do segundo dia do Climate Reality, evento que acontece no Rio de Janeiro e pretende consolidar uma rede global de pessoas que influenciem decisões de governos e empresas. O evento é resultado de uma parceria da Amigos da Terra – Amazônia Brasileira que se uniu ao Climate Reality Project, organização criada pelo Prêmio Nobel Al Gore.
Durante todo o dia o ex-vice presidente dos Estados Unidos apresentou exemplos de cidades e pessoas que foram impactadas pelas mudanças climáticas. “Os treze dos quatorzes anos mais quentes estão nesse século e há duas semanas em Brasília houve o recorde de 36º foi quebrado”. Em 2014, partes do Brasil tiveram o mês de janeiro mais quente registrado, entre elas São Paulo com uma máxima de 31,9ºC e a média diária de 25ºC. Em Indaial, no estado de Santa Catarina, foi registrada uma temperatura de 41,2ºC.
O aquecimento global faz com que os oceanos geram mais vapores e aumente o volume de chuvas em algumas regiões, além de aumentar o número de desastres naturais que estão se tornando mais frequentes e mais graves. O número médio de desastres anuais foi 12 na primeira metade do século vinte, e aumentou para 350 em 2004.