ERASMUS +
Em defesa do patrimônio cultural rural
Para valorizar o patrimônio cultural rural, o conhecimento tradicional e as tecnologias da informação que Amigos da Terra – Amazônia Brasileira integrou em 2019 o projeto ERASMUS+, gerenciado pela Câmara de Comércio e Indústria Italiana para Espanha.
Por meio de atividades de formação e intercâmbios culturais, o programa visa identificar, fortalecer e promover o patrimônio cultural nas zonas rurais.
Participam do programa Youth Workers and Rural Heritage Promotion organizações da Espanha, Portugal, Itália, Polônia, Argentina e Brasil. O programa é coordenado pela Câmara de Comércio e Indústria Italiana para Espanha.
Intercâmbio Cultural
Brasil – Espanha
Três representantes brasileiros foram até a Espanha conhecer projetos e iniciativas de agroecologia, sindicatos e organizações ambientais e sociais que atuam na promoção do patrimônio cultural de forma direta ou indiretamente.
Grande parte da experiência foi promovida pelos gestores do projeto agroecológico Ekotania, que cultiva alimentos de forma sustentável, dialogando diretamente com o consumidor. Atuam diretamente buscando formas de evitar o esvaziamento das áreas rurais e ensinam sobre cultivos, sementes, produção agroecológica, comércio justo e sustentabilidade.
Espanha > Brasil
Em contrapartida, jovens da Espanha vieram ao Brasil para conhecer as iniciativas ambientais brasileiras visitando hortas comunitárias, projetos de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), certificações agroecológicas, pecuária sustentável, entre outros.