O TAC da Carne: Resultados da Primeira Avaliação de Conformidade em Toda a Amazônia
Conhecido como “TAC da Carne”, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo Ministério Público Federal (MPF) com diversos frigoríficos que operam na Amazônia Legal é um dos principais instrumentos de controle do desmatamento na cadeia da pecuária bovina no Brasil.
No dia 23 de julho de 2024, foi realizado um webinar onde procuradores, pecuaristas, varejistas, bancos e a sociedade civil apresentaram os resultados das primeiras auditorias do TAC em toda a Amazônia e seu impacto. Assista ao webinar completo ‘Como os Acordos de Pecuária Podem Ajudar a Reduzir o Desmatamento no Brasil: Resultados da Primeira Avaliação de Conformidade em Toda a Amazônia pelos Procuradores Federais’ abaixo.
Lista de Palestrantes:
Procuradores Federais: Dr. Ricardo Negrini (Pará) e Dr. Rafael Rocha (Amazonas).
Sociedade Civil: Pedro Burnier (Amigos da Terra – Amazônia Brasileira); Louise Nakagawa (Imaflora); and Nathalie Walker (National Wildlife Federation).
Representates do setor produtivo e financeiro: Sandra Catchpole (Masterboi); Susy Yoshimura (Carrefour); and Maria Silvia Chicarino (Santander).
Share:
No relatório, ‘De Olho no TAC da Carne: sistematização e análise dos resultados do primeiro ciclo unificado de auditorias“, apresentamos os principais resultados do ciclo de auditorias mais recente em todos os estados chave de pecuária na Amazônia, destacando alguns aspectos que devem ser aprimorados nas próximas rodadas. No caso do Pará, apresentamos uma análise mais detalhada com uma comparação dos resultados dos cinco ciclos de auditoria já realizados, a fim de avaliar a evolução do desempenho das empresas na implementação do compromisso.
Este relatório inauguraa série De Olho no TAC da Carne, que reúne análises sobre os resultados das auditorias do TAC com o objetivo de promover a melhoria contínua dos procedimentos de monitoramento, reporte e verificação.