Posicionamento da Amigos da Terra – Amazônia Brasileira sobre a revogação do Decreto 6.961/2009
Amigos da Terra – Amazônia Brasileira vê com muita preocupação a revogação do Decreto 6.961/2009 que estabelecia um zoneamento agroecológico para o plantio da cana-de-açúcar, que impedia o plantio em áreas com cobertura vegetal nativa e nos biomas Amazônia e Pantanal.
Ficou claro ao longo dos últimos meses que esses biomas não estão tendo a atenção devida dos órgãos de fiscalização e que, potencializada pela a retórica antiambiental propositadamente adotada pelo governo, a ameaça se concretizou em números recordes de ocorrências de incêndios florestais e taxas galopantes de desmatamento. Juntando-se a isso, essa revogação do zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar e a permissão de venda de terras a estrangeiros, forma-se a combinação perfeita para o próximo desastre ambiental a ser registrado nos próximos anos.
A especulação imobiliária já começará a agir de imediato, aumentando o custo/oportunidade das terras já desmatadas, como o caso das utilizadas para pastagens, e empurrará a produção pecuária para os limites das florestas, onde os grileiros estão prontos esperando o sinal do governo e também do mercado para começarem a planejar o próximo “dia do fogo”.