Censo Demográfico do Povo Indígena Tapayuna, 2024
#povosindigenas #povotapayuna
A realização deste censo demográfico populacional teve como objetivo atualizar o número de indígenas da etnia Kajkwakhrattxi-Tapayuna, destacando a importância de realizar esse trabalho com frequência, especialmente considerando o histórico de violência sofrido por esse povo, que foi quase dizimado e foi removido de seu território tradicional.
Atualmente, os Tapayuna estão em um processo de reorganização voltado à reconstituição como um povo autônomo, focando no fortalecimento de sua cultura, língua e estrutura política.
Antes desse censo, a estimativa populacional da etnia, segundo o Siasi/Sesai em 2020, eram cerca de 167 pessoas, das quais aproximadamente 130 viviam na aldeia Kawêrêtxikô, localizada na Terra Indígena Capoto Jarina (MT). A aldeia foi estabelecida em 2008 pelos Tapayuna após anos de convivência com os Mebengôkré, conhecidos como Kayapó, na aldeia Metyktire. Os demais indivíduos residiam com os Kĩsêdjê na Terra Indígena Wawi, também em Mato Grosso. Essa contagem incluía filhos de casamentos interétnicos com os Mebengôkré e Kĩsêdjê.
As maiores concentrações populacionais atualmente estão nas aldeias Kawêrêtxiko, na TI Capoto Jarina, e Kîkatxi, na TI Wawi, refletindo o crescimento e a reorganização contínua deste povo em busca de manter viva sua identidade e autonomia.
Acesso o documento completo no link ao lado.