Amigos da Terra - Amazônia Brasileira
  • Home
  • Institucional
    • Missão e Valores
    • Quem Somos
    • Governança
    • Transparência
    • Relatórios de Auditoria
  • Notícias
  • Estudos e Publicações
  • Projetos
  • Contato
    • Canal de Denúncias
  • Vagas e Editais
  • Apoie

Estudos e Publicações

Acertando o alvo: consumo de madeira no mercado interno brasileiro e promoção da certificação florestal

(1999) Acertando o alvo: consumo de madeira no mercado interno brasileiro e promoção da certificação florestal / Roberto Smeraldi, José Adalberto de Oliveira Veríssimo. — São Paulo: Amigos da Terra – Programa Amazônia; Piracicaba, SP: IMAFLORA; Belém, PA: IMAZON, 1999.

Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil concentra-se o maior e mais intenso consumo de madeira tropical do mundo: mais que o dobro do que é importado pelos 15 países da União Européia. De cada cinco árvores cortadas na Amazônia, uma é destinada ao mercado do estado de São Paulo.

A falta de dados confiáveis sobre consumo de madeira – resultante de vários fatores, entre os quais destaca-se o altíssimo índice de ilegalidade na extração – tem contribuído para esconder essa realidade e desviar a atenção dos responsáveis pela elaboração de políticas assim como das entidades da sociedade civil, tanto brasileiras quanto estrangeiras. Em decorrência disto, o enfoque principal de políticas e campanhas tem se limitado à parcela da madeira para exportação, que chega apenas a 14% do volume extraído na Amazônia. Este documento representa a primeira tentativa de caracterizar os fluxos de comercialização e o consumo de madeira da Amazônia.

Baixe o estudo

 

Complex Project, Complex Project,Mega Risks Mega Risks Financial Risks of Rio Madeira Dam Complex
  • Twitter
  • Facebook
  • Instragram
  • YouTube

Política de Privacidade

Amigos da Terra - Amazônia Brasileira. 2019.