Regulação europeia antidesmatamento: guia inédito orienta a pecuária no Brasil
Amigos da Terra – Amazônia Brasileira e Climate & Company apresentam protocolos e ferramentas para atendimento ao EUDR, que passa a valer em dezembro
O Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (European Union Deforestation Regulation – EUDR) começa a ser aplicado a grandes e médias empresas em dezembro deste ano. Para apoiar o setor pecuário brasileiro, as organizações sem fins lucrativos Amigos da Terra – Amazônia Brasileira e Climate & Company lançam um guia inédito com protocolos e ferramentas voltados às cadeias da carne e do couro.
Com apoio da União Europeia, por meio do AL-INVEST Verde, o guia é destinado a pecuaristas, frigoríficos, curtumes e operadores, auxiliando-os a comprovar a produção livre de desmatamento, conforme as exigências do novo regulamento. O conteúdo reflete o consenso entre os principais atores das cadeias da carne e do couro no Brasil. Sua construção envolveu entrevistas, curadoria colaborativa de ferramentas e um processo de validação com empresas, sociedade civil e órgãos públicos.
Para pecuaristas, traz os caminhos para a comprovação de geolocalização das áreas de criação e para a identificação individual de bovinos, além de indicar ferramentas públicas de análise socioambiental para auxiliar a seleção de fornecedores. Para frigoríficos e curtumes, ensina a verificar se as informações encaminhadas pelos pecuaristas estão corretas e comprovam que os bovinos foram criados em áreas livres de desmatamento legal e ilegal. Para operadores, aponta as etapas e informações que devem ser apresentadas na devida diligência.
“No Brasil, mais de 80% do desmatamento está relacionado à conversão de áreas nativas em pastagens, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Diante disso, há anos realizamos pesquisas e atuamos junto ao setor pecuário, conscientes de que os desafios da rastreabilidade são complexos e exigem soluções integradas. Nesse contexto, nosso trabalho tem sido orientar cada elo da cadeia produtiva para que opere em conformidade com as regulamentações nacionais e internacionais — e, mais do que isso, para que entenda a preservação ambiental como oportunidade de se manter relevante entre investidores, clientes e a sociedade como um todo. A regulamentação europeia EUDR representa um marco nesse sentido: ela pode impulsionar o compromisso do Brasil com uma produção livre de desmatamento”, afirma Pedro Burnier, diretor do Programa Agropecuária na Amigos da Terra.
“O EUDR representa tanto um desafio quanto uma oportunidade. Com este guia, queremos apoiar os setores de carne e couro do Brasil a demonstrar que a produção livre de desmatamento é viável — e pode fortalecer o acesso a mercados internacionais. Ao confirmar seu compromisso com a implementação do regulamento conforme o previsto, a Comissão Europeia envia um sinal importante: aqueles que agirem cedo em transparência e rastreabilidade moldarão o futuro do comércio sustentável”, afirma Paula Pinto Zambrano, especialista internacional em finanças sustentáveis e cadeias de suprimentos na Climate & Company
O guia, destinado ao setor como um todo, tem lançamento nacional hoje, dia 6 de novembro e está disponível para download no em nosso site.
Sobre a Amigos da Terra
Fundada em 1994, a Amigos da Terra – Amazônia Brasileira (AdT) é uma organização não governamental brasileira, sem fins lucrativos, que atua na promoção de iniciativas sustentáveis que visam o desmatamento zero nos habitats naturais brasileiros, com foco prioritário, mas não exclusivo, na Amazônia. A organização atua junto a governos e empresas, influenciando políticas públicas e privadas que possam promover o desenvolvimento sustentável e evitar a degradação ambiental. Também apoia comunidades locais e trabalha para gerar e compartilhar informações de relevância sobre as áreas de atuação.
Sobre Climate & Company
Fundada em 2020, a Climate & Company é um think tank europeu de Finanças Sustentáveis e Política Climática que busca tornar a transformação sustentável das economias uma realidade prática. A organização atua na interseção entre finanças, políticas públicas e cadeias globais de valor, conectando setores público e privado dentro e fora da União Europeia. Com especialistas em finanças, políticas e dados, Climate & Company contribui para o desenvolvimento e a implementação de políticas como a Regulação de Desmatamento da UE (EUDR), a CSDDD, a CSRD, a Taxonomia da UE e o CBAM. Seu trabalho combina análise estratégica e soluções práticas, apoiando pequenas e médias empresas, instituições financeiras e governos parceiros em diversos países. A missão da Climate & Company é clara: fazer as políticas funcionarem na prática, fortalecendo a competitividade sustentável e promovendo cooperação internacional para cadeias de valor mais resilientes e alinhadas aos objetivos climáticos globais.
Sobre o Al-Invest Verde
O AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) que promove o crescimento sustentável e a criação de empregos na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Por meio do Componente 1, liderado pela Sequa, o programa gerencia fundos para a implementação de projetos inovadores por organizações empresariais para impulsionar práticas sustentáveis no setor privado (PMEs) na América Latina.


