Amazônia no seu dia a dia: exposição revela a presença da floresta no cotidiano paulistano
Exposição da Amigos da Terra – Amazônia Brasileira convida o público a refletir sobre a origem dos produtos que consomem, mostrando que a Amazônia está mais perto e ameaçada, do que se imagina
Partindo de dados que apontam que São Paulo e outros centros comerciais são grandes consumidores dos produtos florestais e agrícolas produzidos na Amazônia, a Amigos da Terra – Amazônia Brasileira desenvolveu uma campanha em parceria com a ViaQuatro do metrô de São Paulo para mostrar que a Amazônia está presente no cotidiano das pessoas. A mostra “Amazônia no seu Dia a Dia” está exposta na estação Paulista até o final de julho, em agosto, a exposição migra para a Estação Faria Lima também na linha amarela, onde fica até o final do mês.
A campanha foi criada a partir da necessidade de convidar o público a pensar em como o consumo do dia a dia impacta a floresta. Produtos florestais estão na estrutura das casas, por meio das madeiras usadas na construção civil e os agrícolas, no prato de comida e até mesmo nas roupas e cosméticos. Por isso o consumidor deve optar e questionar se estes produtos estão chegando de maneira sustentável ou predatória nas prateleiras e em suas casas.
“O direito de escolha é um direito do consumidor, mas para que seja bem utilizado precisa contar com informações básicas para que ele possa formar opinião sobre quem merece ter a sua preferência, principalmente em relação às questões socioambientais. Nossa campanha é para lembrá-los e dar sugestões para decidirem como consumir e ajudar a melhorar o planeta”, afirma Mauro Armelin, diretor executivo da Amigos da Terra.
Um dos temas da campanha é a pecuária brasileira, uma das principais áreas de atuação da organização, que busca compatibilizar a produção com a meta de zerar o desmatamento gerado pela atividade. O Brasil possui o maior rebanho bovino do mundo, com cerca de 215 milhões de animais. Entre 1985 e 2020, a Amazônia perdeu 44,5 milhões de hectares e 99% desse número foi convertido para uso agropecuário, por isso, é importante alertar sobre como consumir de forma sustentável, buscando conhecer a origem e sempre pedindo transparência da cadeia produtiva da carne.
“Padrões de consumo mais sustentáveis estão se tornando ferramentas importantes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e consequentemente diminuir o aquecimento global. Indivíduos podem reduzir sua pegada de carbono escolhendo opções mais sustentáveis ao comprar produtos. Os consumidores podem ter um papel importante na mitigação das emissões ao escolher uma carne de origem certificada e que venha de uma propriedade sem desmatamento”, ressalta Pedro Burnier, gerente do Programa de Pecuária da Amigos da Terra.
Os painéis trazem informações sobre desmatamento, consumo de madeira, produção de alimentos e sobre a indústria da moda. Lembrando que tudo é produzido para agradar o consumidor e esse pode e deve escolher melhor.
Por fim, a campanha faz a importante ligação sobre como o nosso consumo contribui para o agravamento de eventos climáticos extremos, como secas, enchentes, deslizamentos, chuvas, ondas de calor e aumento dos gases de efeito estufa.
Luciane Simões, coordenadora do Projeto Fogo – Ações para Diminuição das Queimadas, da Amigos da Terra lembra que o que acontece na Amazônia impacta diretamente as cidades. “Quando São Paulo em plena tarde virou noite, por consequência da fumaça vinda dos incêndios florestais que ocorriam na região amazônica, mostrou que o que acontece na Amazônia impacta diretamente a todos nós. Trazer reflexão sobre a origem do que consumimos é mais do que responsabilidade socioambiental, é agregar valor aos produtos e valorizar o patrimônio valiosíssimo que é a Amazônia.”, afirma.
Durante o mês de julho a ViaQuatro do metrô de São Paulo conta com diversas mostras nas estações voltadas para conservação do meio ambiente. “Essa é uma forma de alertar a população sobre a necessidade de cuidarmos bem de nosso planeta, não é possível pensarmos em um transporte seguro e confortável fora do contexto de uma cidade e um mundo mais sustentáveis”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.
Serviço
Mostra “Amazônia no seu Dia a Dia”
Estação Paulista – até final de julho
Estação Faria Lima – de 4 a 31 de agosto
Sobre a Amigos da Terra – Amazônia Brasileira
A Amigos da Terra é uma organização não-governamental brasileira, sem fins lucrativos, com mais de 25 anos de atuação na área socioambiental, trabalhando na promoção de iniciativas sustentáveis que visem ao desmatamento zero nos habitats naturais brasileiros, com foco prioritário, mas não exclusivo, na Amazônia.
Com essa missão atuam junto aos governos e empresas, influenciando políticas públicas e privadas que possam promover o desenvolvimento sustentável e evitar a degradação ambiental. Também apoiam as comunidades locais e trabalham para gerar e compartilhar informações de relevância sobre meio ambiente e preservação.
Sobre a ViaQuatro:
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.