Amigos da Terra – Amazônia celebra novos nomes no comando do Ibama e ICMBio
A Amigos da Terra – Amazônia Brasileira celebra as escolhas da nova ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que atualiza o quadro de comando de dois importantes órgãos ambientais: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes (ICMBio). Jair Schmitt e Marcelo Marcelino de Oliveira, que assumiram respectivamente os órgãos de forma interina.
Apoiamos a escolha do servidor e analista ambiental, Jair Schmitt, escolhido como presidente do Ibama e que faz parte do órgão há 21 anos. Schmitt acredita na necessidade do esforço coletivo para alcançar a redução do desmatamento da Amazônia, esforço que será necessário para reverter a situação atual que o Brasil se encontra.
Marcelo Marcelino, o técnico escolhido para assumir temporariamente a presidência do ICMBio, tem experiência dentro do órgão, ele já foi presidente substituto do ICMBio e Presidente da Câmara Técnica de Biodiversidade do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA)
A Amigos da Terra felicita a decisão ágil nessa transição, sabendo que os outros ministérios ainda estão tendo dificuldades em preencher seus cargos técnicos, deixando para trás uma gestão de ineficiência e omissão que foram marca do antigo governo. E desejamos que agora os servidores possam voltar a desenvolver seus trabalho, sem amarras, sem represálias e somente com as preocupações de prestar um bom serviço em prol do meio ambiente.
Nós colocamos mais uma vez à disposição dos órgãos para atuação conjunta visando o alcance das metas de proteção e gestão das áreas ambientais e do bom funcionamento do arcabouço administrativo em relação às normas ambientais.