Amigos da Terra - Amazônia Brasileira
  • Home
  • Institucional
    • Missão e Valores
    • Quem Somos
    • Governança
    • Transparência
    • Relatórios de Auditoria
  • Notícias
  • Estudos e Publicações
  • Projetos
  • Contato
    • Canal de Denúncias
  • Vagas e Editais
  • Apoie
11 de novembro de 2024

Amigos da Terra – Amazônia Brasileira participa da Conferência da Biodiversidade, na Colômbia

A organização apresentou iniciativas de rastreabilidade e discute sustentabilidade na pecuária durante a COP da Biodiversidade em Cali

Contribuir com as questões de biodiversidade, discutir os impactos da produção agropecuária na América Latina e apresentar o seu projeto piloto de rastreabilidade para um produção livre de desmatamento, foram algumas das atividades realizadas pela Amigos da Terra – Amazônia Brasileira durante a 16ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP da Biodiversidade), realizada de 21 de outubro a 1º de novembro em Cali, Colômbia.

Representada pelo Diretor Executivo Mauro Armelin e pelo Diretor do Programa de Cadeias Agropecuárias, Pedro Burnier, a organização participou de debates, conversas estratégicas e painéis ao longo da última semana do evento. Em um dos painéis, realizado no dia 30, Burnier fez uma apresentação no painel Iniciativas Multissetoriais para Promover a Sustentabilidade da Pecuária em Áreas de Alta Biodiversidade na América Latina, promovido pelo Programa Al-Invest da União Europeia. Durante o debate, discutiram-se os impactos ambientais da pecuária na América Latina e as iniciativas colaborativas voltadas para práticas sustentáveis no setor.

O Programa Al-Invest é um dos apoiadores do projeto piloto de rastreabilidade desenvolvido pela Amigos da Terra em parceria com o frigorífico Masterboi, no Estado do Pará. O objetivo é implementar um projeto piloto que apoie pequenos e médios produtores a adotarem práticas de rastreabilidade por meio da brincagem dos animais, garantindo uma produção pautada pelo respeito à legislação ambiental e trabalhista. Pedro detalhou como esse piloto está alinhado com as políticas estaduais do Pará e com as diretrizes da nova legislação anti-desmatamento da União Europeia, a EUDR.

O painel também contou também com a participação do Ministério Público Federal (MPF), que abordou o TAC da Carne, que, em 2023 teve uma ampliação das auditorias para toda a Amazônia. A Amigos da Terra participa da Secretaria Executiva (Secex) do Comitê de Apoio ao TAC (CAT), instância responsável por dar suporte à efetiva implementação deste compromisso e à ampliação de seu alcance.

Burnier, junto com o secretário executivo da rede Observatório do Código Florestal (OCF), Marcelo Elvira, também participou do painel “Alimentando o Debate: Biodiversidade e os Desafios da Pecuária na América do Sul”, organizado pelo Engajamundo. O OCF é uma rede de organizações que monitora a implementação do Código Florestal, promovendo transparência e cumprimento das leis ambientais no Brasil. Com foco na defesa da vegetação nativa brasileira e uso sustentável da terra, a rede realiza pesquisas, advocacy e parcerias para fortalecer a proteção ambiental.

Sobre a COP16

A Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, mais conhecida como COP da Biodiversidade, é o principal fórum global onde países discutem e estabelecem ações para conservar a biodiversidade, essencial para o equilíbrio ecológico, segurança alimentar, combate às mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável. Criada na Cúpula da Terra em 1992, essa convenção tem como objetivo estabelecer agendas, compromissos e marcos de ação para conservar a diversidade biológica e seu uso sustentável, bem como garantir a repartição justa e equitativa dos benefícios decorrentes do uso dos recursos genéticos.

IV Assembleia do Povo Tapayuna se encerra com carta contra o Marco Temporal destinado ao ministro Roberto Barroso Mais de 60 organizações assinam Manifesto em defesa da Moratória da Soja

Related Posts

Notícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Fogo, Notícias

Instituições assinam carta em protesto ao corte de 65% dos recursos destinados às ações de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no PLOA 2026

No dia de Doar, Associação Indígena Tapayuna lança campanha por mobilidade e saúde nas aldeias localizadas na TI Wawi

Clima, Notícias

No dia de Doar, Associação Indígena Tapayuna lança campanha por mobilidade e saúde nas aldeias localizadas na TI Wawi

  • Twitter
  • Facebook
  • Instragram
  • YouTube

Política de Privacidade

Amigos da Terra - Amazônia Brasileira. 2019.