Amigos da Terra – Amazônia Brasileira apresenta o seu projeto de rastreabilidade individual em evento do Al Invest Verde no Brasil
A Amigos da Terra – Amazônia Brasileira esteve presente, nesta quinta-feira (15) no evento de apresentação dos projetos selecionados pelo programa AL-INVEST Verde, fundo da União Europeia que está apoiando nove projetos no Brasil focados em beneficiar Pequenas e Médias Empresas e produtores através da implementação de iniciativas de economia verde que destacam a sustentabilidade.
O projeto “Parceria EU – Brasil, para acelerar a implementação do regulamento da UE sobre produtos livres de desmatamento”, da Amigos da Terra, selecionado pelo programa, tem como objetivo desenvolver um modelo de rastreabilidade animal individual de forma rápida e eficiente, sem sobrecarregar os criadores.
Este projeto piloto está sendo implementado no estado do Pará, onde já foram firmadas as primeiras parcerias, como o acordo de cooperação técnica com o frigorífico Masterboi e a parceria técnica com a empresa detentora do PRIMI – Programa de Rastreabilidade Individual e Monitoramento de Indiretos.. As primeiras pequenas e médias propriedades rurais da cadeia de fornecimento do frigorífico parceiro já foram mobilizadas e o próximo passo será a brincagem dos animais.
De acordo com Natália Grossi, Analista do Programa de Cadeias Agropecuárias da Amigos da Terra, “O momento é favorável a esse tipo de iniciativa e o desenvolvimento de pilotos é um passo essencial para estabelecer e dar escala à rastreabilidade socioambiental na cadeia da carne e do couro no Brasil. A expectativa é que, ao final do projeto, este modelo possa ser replicado em outras regiões do país, contribuindo para uma produção mais sustentável e responsável no setor agropecuário.
Para conhecer os detalhes das iniciativas desenvolvidas em toda a América Latina, acesse: https://alinvest-verde.eu/es_es/proyectos-de-partenariado/
Sobre AL-INVEST Verde
O AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia que tem como principal objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através do Componente 1, o programa administra fundos para a implementação de projetos inovadores de associações de pequenas empresas para promover práticas sustentáveis no setor privado. A Componente 1 é liderada pela Sequa, uma organização alemã sem fins lucrativos que opera em todo o mundo com o objetivo de promover o setor privado.
Mais informações: www.alinvest-verde.eu