Amigos da Terra integra Conselho para Fortalecer a Pecuária Sustentável no Pará
A Amigos da Terra – Amazônia Brasileira agora integra o Conselho Consultivo do Programa de Integridade e Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Pecuária de Bovídeos Paraenses. Com isso, a organização poderá contribuir para a implementação dessa política pública estadual, que visa coordenar ações governamentais e esforços da iniciativa privada para promover o desenvolvimento, transparência e integridade da pecuária no Pará. O foco inclui aspectos econômicos, sanitários, fundiários e socioambientais.
O governo do estado do Pará, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) publicou, na última quinta-feira (26), no Diário Oficial do Estado, a portaria nº 4.909, que contém a lista final das instituições que integrarão o conselho.
O programa prevê que a identificação individual e a rastreabilidade do gado paraense tenham suas etapas de implantação concluídas até dezembro de 2026 e está vinculado aos demais programas ambientais já existentes, visando, além do desenvolvimento econômico da pecuária, assegurar a sanidade do rebanho, oportunidades de abertura de novos mercados, valorização dos produtores e de seus produtos, e obter o controle do trânsito de todos os bovinos e bubalinos que circula no território paraense, por meio da Rastreabilidade.
O Conselho Consultivo é formado por representantes da indústria e da agricultura familiar, produtores rurais e demais organizações da sociedade civil. A coordenação e a secretaria executiva serão eleitas na primeira reunião e nomeada pelo Conselho Gestor do Programa (Coges-Pecuária).
O conselho será comporto por:
-Amigos da Terra – Amazônia Brasileira
-Associação de Pesquisa e Educação Proforest do Brasil
-Associação dos Produtores dos Campos do Araguaia – APROCAMPO
-Associação Paraense Pecuária Forte – APPF
-Associação Rural da Pecuária do Pará – ARPP
-BONNETERRE Tecnologia Agropecuária Ltda
-CIRAD Brasil
-Brasil Tecnologia Agropecuária Ltda
-Earth Innovation Institute – EII
-IDH Brazil Sustainable Trade Initiative
-Instituto AMZ
-Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM
-Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia – IMAZON
-Instituto Internacional para Sustentabilidade – IIS
-Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-PA
-Sindicato dos Produtores Rurais de Uruará – SINPRUR
-Sindicato dos Produtores Rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte
-Sindicato Rural de Altamira – SIRALTA
-WWF Brasil – Fundo Mundial para a Natureza