Amigos da Terra - Amazônia Brasileira
  • Home
  • Institucional
    • Missão e Valores
    • Quem Somos
    • Governança
    • Transparência
    • Relatórios de Auditoria
  • Notícias
  • Estudos e Publicações
  • Projetos
  • Contato
    • Canal de Denúncias
  • Vagas e Editais
  • Apoie
18 de abril de 2024

Amigos da Terra – Amazônia Brasileira publica relatório de atividades de 2023

Nesta quinta-feira (18), a Amigos da Terra – Amazônia Brasileira divulgou seu relatório de atividades de 2023. O documento visa proporcionar transparência às ações e compartilhar os desafios e oportunidades vividos pela equipe ao longo do ano passado.

O ano de 2023 foi marcado pela transição de governo, que reassumiu as pautas ambientais como prioridade. No dia da posse, Luiz Inácio Lula da Silva, eleito para o terceiro mandato, levou ao se lado, para subir a rampa pela primeira vez, um indígena: o cacique Raoni.

No entanto, em 8 de janeiro, a democracia sofreu um ataque quando cerca de 4 mil pessoas invadiram os prédios do Governo Federal, incluindo o Congresso, o Palácio do Planalto e o Palácio do Supremo Tribunal Federal. A Amigos da Terra – Amazônia Brasileira repudiou a ação e adotou como parte de seus valores a defesa da democracia afirmando que o Estado de Direito e suas instituições “como sendo ferramentas para o desenvolvimento socioambiental sustentável”.

Ao longo de anos anteriores, a Amigos da Terra estabeleceu fortes laços com governos estaduais e outros órgãos, como por exemplo, o Ministério Público Federal de alguns estados, visando construir soluções para o desmatamento zero, mas em 2023 com a abertura para diálogo com as organizações ambientais também pelo governo federal, a organização saudou importantes nomes que passaram a compor a nova gestão como  Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e Sônia Guajajara, que assumiu o recém-criado Ministério dos Povos Indígenas (MPI). 

Acreditando em uma produção de commodities que não dependa do desmatamento da Amazônia, o Programa de Cadeias Agropecuárias, que compõe a câmara técnica do TAC da Carne, apoiou a divulgação do 1º ciclo unificado de auditorias da cadeia produtiva da pecuária em seis estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Rondônia). Pela primeira vez, os dados foram unificados, envolvendo diferentes estados do bioma. 

As discussões sobre a pecuária na Amazônia foram até os Emirados Árabes, quando na Conferência do Clima (COP28) a organização participou de uma mesa sobre pecuária regenerativa, bem como da mesa que discutiu o papel do Legislativo e do Judiciário brasileiro na aplicação do Código Florestal. Além disso, acompanhou as discussões climáticas, que tinham como foco o financiamento climático e a tomada de ações para a redução de emissões. 

O clima começou a cobrar a conta das mudanças climáticas no ano de 2023, enquanto o Painel das Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) decretava que uma mudança de rota, nas emissões de gases que causam o aquecimento global, era imperativa. Chuvas intensas e recordes de calor foram anunciadas pela imprensa no decorrer do ano. 

Enquanto isso, os povos tradicionais, principalmente indígenas, reforçaram a importância da defesa dos territórios tradicionais como estratégia para conservação do meio ambiente e mitigação dos impactos climáticos. Por isso, na aldeia Piaraçu ecoou o chamado do Cacique Raoni, evento que a Amigos da Terra apoiou e mobilizou entre indígenas e não indígenas mais de mil pessoas. A organização também esteve presente no Acampamento Terra Livre, quando o presidente Lula e ministras divulgaram a retomada das demarcações de terras indígenas, paralisadas pela gestão anterior. 

Leia o Relatório de Atividades completo.

Organizações da Sociedade Civil solicitam ao estado brasileiro urgência na ratificação do Acordo de Escazú Lideranças Indígenas entregam documento ao Papa Francisco durante Cúpula do Clima no Vaticano

Related Posts

Mauro J. Capóssoli Armelin

Notícias

Opinião: Transparência não é mais opcional

DE OLHO NO TAC 2025 - Copia

Notícias, pecuária

Relatório analisa avanços e desafios do 2° Ciclo Unificado de Auditorias do TAC da Carne

Verdade e Justiça: Comissão Interamericana realiza audiência sobre as violações contra os povos indígenas durante a ditadura militar 

Notícias, Povos Indígenas

Verdade e Justiça: Comissão Interamericana realiza audiência sobre as violações contra os povos indígenas durante a ditadura militar 

  • Twitter
  • Facebook
  • Instragram
  • YouTube

Política de Privacidade

Amigos da Terra - Amazônia Brasileira. 2019.